12/09/2016

324. Segunda-feira da 24.ª Semana do Tempo Comum (P) - Tocados pela fé

Cristo cura o servo do centurião
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Meus queridos irmãos e irmãs, o evangelho de hoje nos apresenta a cura do servo do oficial romano. A característica desta cura é que ela acontece através da fé à distância. Vamos um pouco ver o que isso significa, veja, nós vemos em vários outros episódios do evangelho onde Jesus toca os enfermos e os cura, Jesus faz isso com o cego de nascença, com os leprosos, até mesmo com a ressurreição do filho da viúva de Naim, Jesus toca no féretro e então acontece o milagre, mas aqui, Jesus não toca em ninguém, diretamente, e por isso esta intervenção do Cristo é muito mais parecida com aquilo que nós vivemos no nosso dia a dia, por isso este milagre é tão importante para nós que vivemos aqui no século XXI, por quê? Porque o toque físico de Cristo acontece através da fé, é o que nós vivemos hoje.

Veja, Santo Tomás de Aquino, na sua Terceira Parte da Suma Teológica, quando ele fala da eficácia da Paixão de Cristo na Cruz, ele fala em primeiro lugar da eficácia moral da Paixão de Cristo, ou seja, que paga os nossos pecados, mas a eficácia moral é uma coisa indireta. Vou fazer aqui uma comparação para você entender a eficácia moral e este toque direto que nós estamos falando: a eficácia moral quer dizer o seguinte: você trabalha e você merece o salário, mas quem vai depositar o dinheiro na sua conta é outra pessoa.

A eficácia moral do seu trabalho, Cristo morreu na Cruz, nos salvou, Ele mereceu o "salário", ou seja, a salvação, mas agora eu preciso receber na minha vida, no depósito da conta, aquilo que foi merecido na Cruz, se alguém não fizer isso, eu não vou ser salvo. Pois bem, aqui então é que eu preciso ser tocado diretamente, ou seja, o Cristo precisa entrar na minha vida, não como uma causa moral, mas como uma causa eficiente, Ele precisa tocar em nós e Ele fez isso, Ele fez isso tantas tocando nas pessoas no seu dia a dia, mas hoje, no século XXI, quando Cristo está ressuscitado no céu, claro, Ele está presente nos sacrários, mas é uma presença limitada, circunscrita.

Como é que eu, na minha casa, na hora em que eu não estou comungando, vou ser tocado pelo Cristo? São Tomás de Aquino resolve esse problema dizendo que nós somos tocados pela fé, ou seja, a fé é esta conexão que faz com que nós espiritualmente sejamos tocados pelo Cristo ainda hoje. Portanto, como o servo do centurião, como o próprio centurião na sua fé, foram tocados pela presença de Cristo que à distância agiu na vida deles, nós também, no nosso coração tendo a fé nós conseguimos conectar com essa presença eficaz do Cristo. Ali acontece, desculpe a comparação, mas é isso mesmo, o "depósito bancário", através da fé, ou seja, através da fé você recebe o toque da mão chagada do Cristo glorioso e ressuscitado.

Por isso, o justo vive pela fé. Por isso, de fé em fé nós vamos crescendo espiritualmente. Por isso, o evangelho é uma força de Deus para aquele que crê, ou seja, para aquele que tem fé. A força de Deus é recebida através da fé. Por isso o evangelho do centurião ilumina a nossa vida espiritual de forma extraordinária, atos de fé continuamente, crescer na fé e viver cada vez mais na certeza, de onde quer que você esteja, você pode ter a presença do Cristo e o seu toque da graça, em um ato de fé que abre a janela do paraíso e a graça irá visitar você.

Meu irmão, minha irmã, que felicidade, termos a fé, a fé da Igreja, que através dos séculos habita no coração dos justos. Os justos que vivem pela fé.

Deus abençoe você.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Acima, texto transcrito do vídeo:


Abaixo, texto do site:

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
( Lc 7, 1-10)


Naquele tempo, quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte.

O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado.

Chegando onde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: "O oficial merece que lhe faças este favor, 5porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga".

Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: "Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente a teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: 'Vai!', ele vai; e a outro: 'Vem!', ele vem; e ao meu empregado 'Faze isto!', e ele o faz".

Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: "Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé". Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde.

O que a cura do servo do centurião romano tem de característico é que Jesus a realiza à distância devido à fé daquele humilde patrão. É o que nós, bem-aventurados sem termos visto, vivemos desde a Ascensão do Senhor aos céus. Com efeito, além da hora da comunhão, não temos nenhuma outra ocasião de sermos tocados por Ele como o foram tantos e tantos doentes que, pelos caminhos de Israel, O viram fazendo o bem a quantos Lhe cruzavam o passo.

No entanto, como ouvimos no Evangelho de hoje, Cristo pode, de um modo especial, nos tocar e operar em nós maravilhas se, com humildade, crermos nEle: bastou, de fato, e confiança do centurião para que o servo adoentado, sem nem fazer ideia, fosse visitado e "tocado" por Jesus. "Eu vos declaro", diz, "que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé". E naquele instante mesmo o criado recobrou a saúde.

Deixemos, pois, que o Senhor se una a nós pela fé e venha limpar as nossas chagas e curar nossas feridas. Permitamos que Ele entre em nosso coração e, segundo o seu beneplácito, ali deposite as riquezas de sua graça santificante.


Espelho completo e corrigido do link com os textos, áudio transcritos, bibliografias e referências:
https://padrepauloricardo.org/episodios/tocados-pela-fe