10/10/2016

O sinal de Jonas - HD348 - Segunda-feira da 28.ª Semana do Tempo Comum (P)

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Meus queridos irmãos e irmãs, no evangelho de hoje Jesus repreende a geração má e perversa porque busca um sinal, ou seja, o sinal é o próprio Cristo, nós precisamos simplesmente ter fé. Veja, para a gente entender este evangelho seria interessante nós procurarmos outros paralelos, o evangelho de São Lucas nos fala, por exemplo, da famosa parábola do pobre Lázaro e do rico epulão, naquela parábola o rico, do inferno, pede ao pai Abraão, "envia Lázaro para que os meus irmãos tenham um sinal porque, sabe, se alguém ressuscitar dos mortos eles crerão", então Jesus conclui a parábola de uma forma bastante triste, reconhecendo que "mesmo se alguém ressuscitar dos mortos, eles não irão acreditar".

Veja, isto que Jesus diz tristemente, laconicamente nesta parábola, infelizmente foi uma realidade até mesmo histórica, por quê? Porque o evangelho de São João lembra que houve um Lázaro histórico, um Lázaro que, de fato, ressuscitou, e mesmo assim os fariseus não creram. O evangelho de São João recorda que depois que Lázaro ressuscitou os chefe dos fariseus planejaram matar Lázaro, essa era a maldade do coração deles, planejaram matar Lázaro para esconder a evidência, o milagre, a prova de que eles eram obrigados a crer.

Pois bem, voltemos ao evangelho de hoje, "esta geração má e perversa pede um sinal", existem pessoas que gostariam de crer em Jesus, mas querem evidências, querem provas, mas, meu irmão, o problema é o seguinte: se o seu coração estiver fechado, você não irá crer, mesmo que lhe sejam dadas as provas e os sinais mais evidentes.

Sim, essa é a tristeza, isso é uma constatação histórica: os fariseus tinham todos os sinais, Jesus cumpriu todas as profecias, realizou todos os sinais, no entanto, eles O mataram, mas por que isto? Porque, na realidade, nós quando aceitamos o Cristo temos que mudar de vida e as pessoas não querem ser incomodadas. Como Jonas foi um sinal para os ninivitas e os ninivitas se converteram, o grande milagre que aconteceu em Nínive exatamente porque um profeta, um profeta assim, de má vontade, que não queria que a cidade se convertesse atravessa a cidade e milagrosamente as pessoas se convertem, por quê? Porque havia ali um coração bom, um coração aberto, embora o sinal, o sinal de Jonas, fosse um sinal "inadequado" porque ele era um profeta que não estava querendo a conversão do povo.

Agora, para a nossa geração, nós temos um outro sinal, muito mais extraordinário, muito mais potente, porque nós não temos um profeta de má vontade, nós temos o Deus de misericórdia que se fez homem, se fez carne, que viveu no nosso meio, que morreu por nós, que ressuscitou dos mortos e se nós não crermos nisso é porque o nosso coração é muito mau.

Então o evangelho de hoje nos ensina essa verdade dramática, triste e feliz, ao mesmo tempo, ou seja, triste porque se o nosso coração é mau, nenhum milagre será capaz de demovê-lo de sua maldade, mas feliz, porque porque se nós realmente nos abrirmos ao amor creremos e receberemos do Cristo a boa nova do evangelho e não somente: a salvação. Abra o seu coração, creia, dê o passo da fé. Que

Deus abençoe você.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Acima, texto transcrito do vídeo:


Abaixo, texto do site:

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 11, 29-32)

Naquele tempo: Quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: 'Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 

No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração,e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.'

Há apenas alguns versículos, São Lucas narra que, enquanto uns acusavam o Cristo de agir por força de Belzebu, príncipe dos demônios, outros, para pô-lO à prova, pediam-Lhe um sinal do Céu (v. 15-16). No Evangelho de hoje, a esses que há pouco O tentavam, e a outros que à multidão se juntavam, declara o Senhor, Aquele que há de vir a julgar os vivos e os mortos: Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 

E por que não será dado um sinal? Porque o Cristo, Ele próprio, é o sinal; se nEle não crerem os filhos desta geração, nenhum sinal lhes será suficiente, dada a maldade e dureza de seus corações. Com efeito, alguns capítulos mais tarde, afirmaria o Senhor na parábola do pobre Lázaro e do rico epulão: não crerão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos (Lc 16, 31). 

Afirmação comprovada por São João que, ao narrar a ressurreição de Lázaro, irmão de Marta e Maria, menciona a reação dos pontífices e dos fariseus: Que faremos? Esse homem multiplica os milagres. Se o deixarmos proceder assim, todos crerão nele (Jo 11, 47-48). Assim, depois de terem visto os muitos milagres operados pelo Filho de Deus, e terem ouvido os ensinamentos da própria Sabedoria encarnada, não foi por falta de sinais que não creram!

O Evangelho desta segunda-feira, portanto, ensina a verdade dramática da dureza de coração que chega à rejeição total do Salvador. E quem crê estar de pé, cuidado, não caia (1Cor 10, 12). Peçamos o auxílio da graça de Deus e abramos o coração para crer no Crucificado, sinal, força e sabedoria de Deus (1Cor 1, 21-24).


-------

Espelho completo e corrigido do link com os textos, áudio transcritos, bibliografias e referências:
https://padrepauloricardo.org/episodios/o-sinal-de-jonas