Terço ou Rosário

Terço ou Rosário? Porque todo mundo chama de um ou de outro? Vamos a explicação de um e de outro.


Como visto acima na imagem, o terço é menor que o rosário. Por ser menos conhecido, o rosário é facilmente confundido com o terço e visse e versa. Mas porque existem esses dois nomes? Porque de acordo com dados históricos, antes da sugestão de adição de um novo grupo de mistérios, feita pelo Santo Padre, o Papa São João Paulo II, o Rosário era constituído de 150 Ave Marias, ou seja, equivalente a 3 terços. Concluindo, um terço é 1/3 de um Rosário, pois se rezam apenas 50 Ave Marias. Com a nova sugestão de adição dos mistérios, na qual não é obrigatória, aumentou para 200 Ave Marias, conforme o Rosário que aparece na imagem acima.

Enfim, explicado tal confusão, agora mãos a obra! Vamos rezar o Santo Terço ou o Santo Rosário! Mas porque se chama Santo Rosário? Porque cada Ave Maria que rezamos, constitui-se de uma Rosa Mística que entregamos a Nossa Senhora, por isso Rosário, é bem dizer, uma coroa de Rosas para Nossa Senhora.

Pronto, resolvido os conceitos, neste site nós já colocamos as orações do Santo Rosário, conforme link abaixo:
https://catolicosromaninhos.blogspot.com.br/2016/09/o-santo-rosario.html

Agora não tem mais desculpa, vai Rezar este Bendito Rosário!

Mas ai vem um problema, muito comum entre aqueles que rezam o Santo Rosário. Eles não sabem de um segredinho. Existe um livro que possui a resposta a este segredo. O livro se chama: "O Segredo do Rosário". Tem na nossa pequena e iniciante livraria: http://gsr-online.blogspot.com.br/
Este livro é de uma riqueza extraordinária, e é desprezado por muitos o seu conteúdo. Ora se soubessem desse grandioso segredo!

Para quem está ansioso por saber um pouquinho deste segredo, tentarei, com muito esforço, apresentá-lo abaixo.

Muitos erroneamente pensam que o fim último, o principal objetivo da oração do Terço ou do Rosário, são as petições, os pedidos de Graças para que Nossa Senhora nos conceda, ou agradecimento por Graças recebidas. Tudo isto não constitui a verdadeira face desta oração. O verdadeiro segredo está em mergulhar na misteriosa vida de Nossa Senhora e de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas porque é um Segredo, e dos grandes? Porque a resposta vai ser concedida pela Verdade Encarnada. Não é de todo errado buscar por Graças nesta oração belíssima. Mas colocar isso como fundamento, é desperdiçar as Graças recebidas por aqueles que bebem da fonte de água viva, ao contemplar os mistérios da vida de Nossa Senhora e de Nosso Senhor Jesus Cristo. Concluindo, mesmo que lhe pareça repetitivo (e olha que nem falo das repetições vocais das Ave Marias) a contemplação dos mistérios, ficar se imaginando naquele momento em que O Arcanjo Gabriel anuncia a Nossa Senhora, estar presente com ela naquela sala onde ela rezava, naquele momento, você verá, em sua própria experiência, que farás atos de fé quase como que sem esforço, porque tudo que há de bom nesta terra vem do Céu. Mas haverão dias que sentirás uma quase que sequidão de fé, um deserto, isto tudo serve para que quando estiveres fraco, Deus será sua força, e quando estiveres forte, Deus tirará a Graça, para que reconheças que nada de bom vem de ti, e sim do Alto. Persevere insistentemente, olhando para os mistérios, e assim estarás rezando esta oração como ela deve ser rezada. Haverão distrações, batalhas, cansaço, mas isto tudo faz parte. Desconfie se estiver muito bom! Pois até para mim, que rezo o Santo Rosário completo desde 2015, diariamente, cada dia é uma batalha diferente, mas quantas Graças poderia eu testemunhar! Principalmente Graças no mais íntimo do meu ser. Graças a Deus, conheci, por meio de Nossa Senhora, o Santíssimo Rosário! Bendito o Santíssimo Rosário de Nossa Senhora!

Neste mesmo site, meu testemunho de conversão, por meio do Santo Rosário!
https://catolicosromaninhos.blogspot.com.br/p/testemunho.html

"A Virgem vos manda o Terço rezar
assim diz: Meus filhos, vos ei de salvar!"